Câncer de intestino: como prevenir
O câncer de cólon (intestino grosso) é o terceiro mais comum entre homens e mulheres no Brasil, e é responsável por cerca de 17 mil mortes anualmente. Sua ocorrência tão frequente o coloca como um assunto dentre os mais importantes em medicina preventiva.
Mesmo com o grande número de casos, a notícia boa é que a mortalidade por esta condição tem diminuído a cada ano. Isso se deve principalmente aos programas cada vez mais abrangentes de prevenção e rastreamento, e também ao aparecimento de novas tecnologias com cirurgias menos invasivas e medicações mais eficazes.
A prevenção deve ser feita através de hábitos de vida saudáveis (atividade física, controle do peso, baixo consumo de alimentos ultraprocessados e alto consumo de vegetais e fibras) e também através de rastreamento. Esse rastreamento deve ser feito com o aconselhamento de um profissional especializado, e geralmente deve se iniciar por volta dos 45 anos (ou até antes, dependendo se há histórico de tumores na família). O principal exame para detectar alterações é a colonoscopia, um exame feito com uma pequena câmera que mapeia o intestino por dentro a partir do reto. A colonoscopia pode ainda ser um instrumento diagnóstico e terapêutico ao permitir fazer biópsias e até mesmo retirar pequenos tumores em fase inicial.
Cuide-se e sempre se aconselhe com um médico de sua confiança!