Doença do Refluxo Gastroesofágico e Hérnia de Hiato2019-02-07T14:34:18+00:00

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO

E HÉRNIA DE HIATO

O que é o RGE (Refluxo Gastroesofágico) e quais os sintomas?

Refluxo gastroesofágico é o termo usado quando o alimento ou o líquido ácido do estômago voltam para o esôfago em vez de seguir seu caminho natural para o intestino. Essa “subida” do ácido pode provocar sintomas como azia, queimação, dor no peito e tosse. Outros sintomas possíveis são: soluços, vômitos, sensação de queimação na garganta e alterações do hálito e dos dentes.

Refluxo Gastroesofágico é grave?2019-02-07T14:33:08+00:00

Alguns casos de Refluxo Gastroesofágico são mais leves e podem ser tratados com medidas alimentares e mudanças de comportamento, mas alguns casos mais severos requerem uso de medicação e até mesmo realização de cirurgia.

O que é hérnia de hiato?2019-02-07T14:34:51+00:00

A hérnia de hiato é uma condição em que parte do estômago sobe através do músculo do diafragma, ficando parcialmente dentro do tórax. Isso ocorre devido a uma espécie de frouxidão muscular, e pode inclusive facilitar o aparecimento de refluxo gastroesofágico.

Quais são os tratamentos da Hérnia de Hiato e do Refluxo Gastroesofágico?2019-02-07T14:36:17+00:00

Tanto o Refluxo Gastroesofágico quanto a Hérnia de Hiato precisam de avaliação cuidadosa por um especialista, que precisa saber de detalhes dos sintomas e solicitar os exames adequados a cada caso. O tratamento sempre envolverá medidas alimentares e comportamentais (dieta adequada, controle do peso e do estresse, atividade física, cuidados globais com a saúde). Em vários casos são necessários medicamentos, e em alguns casos a cirurgia estará indicada.

Como é a cirurgia para Hérnia de Hiato e do Refluxo Gastroesofágico?2019-02-07T14:38:35+00:00

A cirurgia para Hérnia de Hiato ou do Refluxo Gastroesofágico pode ser feita por videolaparoscopia (com 4 a 6 pequenos cortes no abdome, na qual se opera com o auxílio de uma câmera) e geralmente consiste em corrigir a hérnia de hiato, colocando o estômago todo de volta no abdome, além de construir uma válvula para conter a subida de ácido do estômago para o esôfago. É uma cirurgia conhecida como hiatoplastia com fundoplicatura, e costuma ter baixo risco com boa recuperação – sempre lembrando que cada caso deve ser avaliado individualmente.

Entre em contato

Gostaria de maiores informações, tem alguma dúvida ou quer marcar uma consulta?
Entre em contato conosco.

ENTRAR EM CONTATO