Câncer de intestino: como prevenir

Câncer de intestino: como prevenir

O câncer de cólon (intestino grosso) é o terceiro mais comum entre homens e mulheres no Brasil, e é responsável por cerca de 17 mil mortes anualmente. Sua ocorrência tão frequente o coloca como um assunto dentre os mais importantes em medicina preventiva.

Mesmo com o grande número de casos, a notícia boa é que a mortalidade por esta condição tem diminuído a cada ano. Isso se deve principalmente aos programas cada vez mais abrangentes de prevenção e rastreamento, e também ao aparecimento de novas tecnologias com cirurgias menos invasivas e medicações mais eficazes.

A prevenção deve ser feita através de hábitos de vida saudáveis (atividade física, controle do peso, baixo consumo de alimentos ultraprocessados e alto consumo de vegetais e fibras) e também através de rastreamento. Esse rastreamento deve ser feito com o aconselhamento de um profissional especializado, e geralmente deve se iniciar por volta dos 45 anos (ou até antes, dependendo se há histórico de tumores na família). O principal exame para detectar alterações é a colonoscopia, um exame feito com uma pequena câmera que mapeia o intestino por dentro a partir do reto. A colonoscopia pode ainda ser um instrumento diagnóstico e terapêutico ao permitir fazer biópsias e até mesmo retirar pequenos tumores em fase inicial.

Cuide-se e sempre se aconselhe com um médico de sua confiança!

AUTORA

Ana Carolina da Costa Mello Moreira
Ana Carolina da Costa Mello Moreira Cirurgiã do Aparelho Digestivo – CRMSP 130.766
• Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo CBCD (Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva)
• Certificada com Área de Atuação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica)
• Pós Graduada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo – SP)
• Cirurgiã Assistente do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV
• Membro Titular da SBCBM e CBCD, e também membro da IFSO – International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders)

Entre em Contato

Deixe aqui sua mensagem que em breve retornaremos…

2019-03-20T21:09:46+00:00