PEDRA NA VISÍCULA
COLELITÍASE
O que é colelitíase?
Colelitíase é o termo médico para dizer que a vesícula biliar está com pedras, ou cálculos, como também se costuma chamar.
A vesícula biliar é um órgão pequeno, em formato de bolsinha, que guarda a bile que o fígado produz para fazer a digestão dos alimentos. Em algumas pessoas, essa bile, que é um líquido amarelado, vai se tornando mais espessa até formar pequenos grãos, que podem se juntar formando pedras maiores.
Muitas pessoas pensam que a alimentação é que gera as pedras na vesícula, mas na verdade o que influencia no aparecimento da colelitíase é um conjunto de fatores: peso, idade, gênero, gestações, genética, entre outros.
Há pessoas que têm pedras na vesícula (colelitíase), mas não têm nenhum sintoma. Algumas pessoas podem apresentar dor no abdome, problemas na digestão, vômitos e até sintomas mais graves, como pancreatite (inflamação do pâncreas) ou infecção na vesícula (colecistite).
O tratamento de escolha quase sempre é a cirurgia, preferencialmente por videolaparoscopia (pequenos cortes no abdome, operando-se com o auxílio de uma câmera). A cirurgia consiste em retirar a vesícula por completo, juntos com as pedras, e pode estar bem indicada tanto em pacientes com sintomas quanto naqueles que não sentem desconforto nenhum. Cada caso deve ser avaliado individualmente por cirurgião especialista em Aparelho Digestivo.
Sim, como todo procedimento cirúrgico. Felizmente hoje a tecnologia, o avanço nos conhecimentos e o trabalho interdisciplinar permite que se faça uma avaliação minuciosa antes da cirurgia, visando reduzir os riscos e melhorar a recuperação. Conversar com seu médico de confiança é o melhor caminho para entender o tratamento e escolher o melhor caminho.