DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO
E HÉRNIA DE HIATO
O que é o RGE (Refluxo Gastroesofágico) e quais os sintomas?
Refluxo gastroesofágico é o termo usado quando o alimento ou o líquido ácido do estômago voltam para o esôfago em vez de seguir seu caminho natural para o intestino. Essa “subida” do ácido pode provocar sintomas como azia, queimação, dor no peito e tosse. Outros sintomas possíveis são: soluços, vômitos, sensação de queimação na garganta e alterações do hálito e dos dentes.
Alguns casos de Refluxo Gastroesofágico são mais leves e podem ser tratados com medidas alimentares e mudanças de comportamento, mas alguns casos mais severos requerem uso de medicação e até mesmo realização de cirurgia.
A hérnia de hiato é uma condição em que parte do estômago sobe através do músculo do diafragma, ficando parcialmente dentro do tórax. Isso ocorre devido a uma espécie de frouxidão muscular, e pode inclusive facilitar o aparecimento de refluxo gastroesofágico.
Tanto o Refluxo Gastroesofágico quanto a Hérnia de Hiato precisam de avaliação cuidadosa por um especialista, que precisa saber de detalhes dos sintomas e solicitar os exames adequados a cada caso. O tratamento sempre envolverá medidas alimentares e comportamentais (dieta adequada, controle do peso e do estresse, atividade física, cuidados globais com a saúde). Em vários casos são necessários medicamentos, e em alguns casos a cirurgia estará indicada.
A cirurgia para Hérnia de Hiato ou do Refluxo Gastroesofágico pode ser feita por videolaparoscopia (com 4 a 6 pequenos cortes no abdome, na qual se opera com o auxílio de uma câmera) e geralmente consiste em corrigir a hérnia de hiato, colocando o estômago todo de volta no abdome, além de construir uma válvula para conter a subida de ácido do estômago para o esôfago. É uma cirurgia conhecida como hiatoplastia com fundoplicatura, e costuma ter baixo risco com boa recuperação – sempre lembrando que cada caso deve ser avaliado individualmente.